Welcome to my blog, hope you enjoy reading
RSS

domingo, 13 de fevereiro de 2011

PALESTRA PARA O AUTO CONHECIMENTO

Por Ruth C. S. S. Oliveira

"Bons filhos se preparam para o sucesso, filhos brilhantes se preparam para enfrentar derrotas e frustrações. Bons alunos se preparam para receber um diploma, alunos fascinantes se preparam para a vida!"

1º Tópico - Matemática da Emoção

É comum encontrarmos hoje, nas famílias atuais, irmãos que nunca mais se falaram, pais e filhos que não se entendem, uma destruição interna dos laços familiares, que são tão importantes para todo ser humano. O grande motivo disso: a falta de controle do emocional de cada um. Não apenas dos filhos, mas também dos pais, gerando conflitos muitas vezes, julgados como irremediáveis, tornando a vida de várias pessoas infelizes, sem um alicerce firme e completo para uma ascensão na vida.

"Bons alunos aprendem a matemática numérica, alunos fascinantes vão além, aprendem a matemática da emoção, que não tem conta exata e que rompe a regra da lógica. Nessa matemática, você só aprende a multiplicar quando aprende a dividir, só consegue ganhar quando aprende a perder, só consegue receber, quando aprende a se doar."

Essa é a grande questão, a crítica que deve ser feita a cada um de nós mesmos: é necessário diminuir para poder aumentar!

A Matemática da Emoção vem nos ensinar a sermos humildes, a sabermos perdoar e aprendermos a pedir desculpas, pois aqueles que conseguem deixar de lado o orgulho por bens maiores, a harmonia, o prazer de viver, a reconciliação, o amor, consegue viver a vida com plenitude, e resgatar aqueles alicerces familiares que um dia ficaram incompletos.


2º Tópico - SPA, Bullying, O Espelho do Futuro

  • Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA)

Os jovens da atualidade, em sua grande maioria, são ansiosos, agitados, pensam rápido, falam rápido, escrevem rápido, comem rápido, andam rápido... Tudo é acelerado, são impacientes, estressados, e irritados. Mas o grande erro das pessoas é culpá-las por apresentarem esses comportamentos, que são pura influência da sociedade de hoje, que estabelece padrões únicos de beleza, comportamento, enfim, molda o ser humano da maneira que julga conveniente, resultando em jovens e adultos com baixa auto-estima, sem confiança e sem coragem.

Cabe a todos nós mostrar para o mundo que ele não se resume em ditaduras de uma perversa sociedade errônea. Que com todos os nossos defeitos e qualidades, somos únicos, somos nós mesmos, e conseguimos amar e sermos amados desse jeito, e que não cabe a ninguém julgar o outro, e sim ajudá-lo, compartilhando palavras de apoio, experiências, ou até mesmo um simples e sincero sorriso.

  • Fenômeno Bullying

Além da sociedade ditando regras de comportamento, vestuário, enfim, de como ser, ainda existem aqueles que, assim como essa péssima sociedade, se sente no direito de julgar o outro, de colocar defeitos nele e enaltecê-los como verdade absoluta sobre aquele individuo, resultando num péssimo clima entre os envolvidos, além de gerar um ar de superioridade àquele que julga, e de inferioridade ao julgado, que consequentemente entra numa depressão consigo mesmo, e começa a acreditar no que o outro diz, e se afunda mais e mais. É o chamado fenômeno Bullying, encarado muitas vezes como brincadeira entre colegas de sala, de trabalho, mas na verdade é o grande precursor da desigualdade, traumas na personalidade, entre outros.

O Bullying fica registrado em nossa memória, porque ele consegue mexer com a gente, consegue nos derrubar muitas vezes, por isso é preciso mostrar as pessoas como receber estímulos negativos e como superá-los, como fazer com que aquilo construa nossa força, nos tornem melhores, que aquilo seja um impulso para termos grandes sonhos para nos motivar a superar esses conflitos...

  • O Espelho do Futuro

Assim, entramos numa dimensão maior, num contexto mais abrangente, que vai além do Bullying, além das ofensas, das pessoas que nos fizeram sofrer, enfim, chegamos a analise de nós mesmos, da nossa saúde, do nosso equilíbrio. É nessa hora que percebemos que "nossos maiores inimigos não estão no exterior, mas dentro de nós mesmos." Nossos medos, raivas, sentimentos de inferioridade e de falta de sentido de vida é que nos corrói, e não aqueles agressores que um dia nos feriu.

"As pessoas que hoje desprezamos ou fazemos tropeçar poderão um dia ser as mãos que ajudarão a nos levantar."

A partir dessa reflexão, concluímos que é preciso perdoar, se libertar totalmente daquilo que nos prende ao ódio, a vingança, e assim seguir enfrente liberto.

3º Tópico - Ser Transparente

"Bons alunos escondem certas intenções, mas alunos fascinantes são transparentes. Eles sabem que quem não é fiel à sua consciência tem uma dívida impagável consigo mesmo. Não querem, como alguns políticos, o sucesso a qualquer preço. Só querem o sucesso conquistado com suor, inteligência e transparência. Pois sabem que é melhor a verdade que dói do que a mentira que produz falso alívio.”

A transparência é o que de mais claro e honesto temos a oferecer. Quem consegue ser transparente, não tem do que temer, do que esconder, e nem o porquê para isso, consegue expressar-se com clareza, não tem medo do mundo, coloca seu olhar nas coisas, faz a diferença, mostra que você está presente e que você não é só mais um. Por isso, a transparência é uma das mais formidáveis características de um verdadeiro líder.

"...quem desenvolver o hábito da transparência, será um excelente debatedor de idéias, superará a timidez, refinará a sabedoria, influenciará pessoas, brilhará profissionalmente e mudará os rumos da sociedade. Ainda se alguns tentarem enterrar suas idéias, não se esqueçam de que as idéias são sementes e o maior favor que se faz a uma semente é enterrá-la."

Conclusão Final

Essa palestra teve como objetivo central destacar o quanto podemos aprofundar em nós mesmos para que possamos nos conhecer melhor e fazer as mudanças certas em nossas atitudes, modo de pensar e de ser. Como certos questionamentos nos tocam de maneira tão positiva e profunda que a partir dali conseguimos um impulso para mudar o curso das nossas vidas, exercendo boas escolhas. É apenas nos avaliando, refletindo e colocando em prática nossos aprendizados que conseguimos alcançar a saúde e o equilíbrio com o mundo a nossa volta, incluindo as pessoas, o ambiente, o tudo.

Aqui foram apresentados alguns tópicos para reflexão pessoal, afim de lhe dar aquele impulso que estava faltando para uma melhora de vida, de saúde, de bem estar com seu mundo e com as pessoas com quem interage.

A palestra foi baseada no livro de Augusto Cury - Filhos Brilhantes, Alunos Fascinantes, de onde foram retiradas todas as citações do texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário