Welcome to my blog, hope you enjoy reading
RSS

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

PODER, VALOR E IMAGEM PESSOAL


As pessoas são mesmo julgadas pela aparência? A primeira impressão é a que fica?

A imagem determina as primeiras impressões que os outros têm de cada um. Por isso, além de qualificações profissionais, é importante ter uma boa imagem pessoal, que ajude a transmitir ao interlocutor suas características e suas competências. É preciso saber quem você é, o que quer passar e se isso é condizente com seus desejos.

Para construir nosso marketing pessoal, é preciso levar em consideração três elementos importantes: o poder, o valor e a imagem pessoal.

O poder, a própria palavra já fala por si só. São nossas capacidades, a força interna que nos move, nos motiva a atingir o que se quer. É o grande desejo do fundo de nossas almas que se traduz em ações em prol do que almejamos.

Dentro desse conceito, se insere o valor pessoal, ou seja, qual o seu real valor nesse contexto, no mundo do trabalho, no mundo pessoal, o que você tem a oferecer, quais seus valores de conduta, ideias, conceitos, qual seu valor qualitativo para as organizações, para um grupo de pessoas, enfim, de fato, qual o nosso valor para o mundo e o que podemos oferecer de melhor.

Em cima desses conceitos, molda-se, então, nossa imagem pessoal, nossa marca, o que as pessoas sabem ao nosso respeito, o que elas veem ao olhar para nós, é o nosso “eu externo”.

Em suma:

1º - Poder pessoal é a força interna para realizar tudo aquilo que se pretende, de mobilizar forças favoráveis para si mesmo;

2º - Valor pessoal é o quanto você vale, baseado no seu poder pessoal;

3º - Imagem pessoal é a marca que você deixa nas pessoas, é como será lembrado – positiva ou negativamente.

Com estas breves definições podemos avançar na idéia de que no mundo moderno os profissionais bem sucedidos são aqueles que mantêm uma imagem pessoal positiva. Para tanto usam seu poder pessoal para conquistar seus objetivos, superar os obstáculos, vencer as barreiras e dificuldades do dia-a-dia. Constroem uma base de valor pessoal sólida.

Conclusão – a imagem pessoal é tudo, principalmente nos dias atuais, em que o mercado se mostra cada vez mais acirrado e o que mais se procura são diferenciais únicos, o que nos torna únicos e dignos de sermos “os escolhidos”.

Para isso, é importante nos auto-conhecer, saber nossas virtudes, qualidades, competências e defeitos, avaliar no que elas fortalecem ou prejudicam nossa imagem pessoal, e quais nossas atitudes para mudar isso.

Bom, se fosse necessário um manual passo a passo ensinando como construir uma boa imagem pessoal, ele seria basicamente da seguinte forma:

· Encontre sua motivação – o que lhe motiva na vida.

· Trace metas e objetivos baseados nessa motivação.

· Se conheça – analise tudo sobre você mesmo, levante todas suas informações pessoais, de temperamento, habilidades, competências, qualidades, defeitos, enfim, saiba exatamente quem você é e o que quer da sua vida, e saiba isso na ponta da língua.

· Tenha persistência, força, empenho, disciplina, e não passe a vida reclamando ou se lastimando. Mostre que você pode ser melhor do que isso.

· Atitudes e comportamentos diversos que não condizem com um bom caráter, com uma conduta ética, descarte. Reveja sempre sua postura perante as pessoas e as demais situações de sua vida.

· Pratique o hábito das mudanças. Mude sempre o que deve ser melhorado, aperfeiçoado, o que pode ser melhor.

· Cultive pensamentos positivos – “querer é poder”, desse modo, podemos atingir tudo que quisermos desde que saibamos fazer por onde merecer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário