Welcome to my blog, hope you enjoy reading
RSS

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Resenha - Dê sentido as coisas que começar!

Tema: Quando começar algo, pense na relevância, ache sentido para as coisas que começar

Somos testemunhas de nossas inúmeras desistências, não só das nossas como as de várias pessoas. Quem nunca começou alguma coisa e parou antes de alcançar o objetivo maior? Que jogue a primeira pedra aquele que nunca o fez.

E esses inícios sem fim se dão desde decisões simples, como iniciar uma dieta, uma academia, aulas disso, daquilo, até decisões mais complexas, como abrir uma empresa, casamento...

Somos com certeza conhecedores desses nós desatados, dessas descontinuidades que só nos levam ao arrependimento, “por que não terminei aquilo?”, “eu devia ter concluído aquilo e aquilo outro”, e assim seguem os muros de lamentações.

É extremamente desagradável e desconsolador pensar que tivemos uma ótima oportunidade nas mãos, muitas vezes, única, e não soubemos aproveitar plenamente.

É uma situação semelhante à frustração quando pegamos um desafio, como uma palavra cruzada, ou caça-palavras, e não conseguimos resolver, então olhamos as respostas que vem atrás do livrinho. Olhar essas respostas significa: desisto! Não sei mais o que fazer, me recuso a procurar mais, cansei! E dessa forma, encontramos as respostas e tudo se resolve. Claro que ficamos frustrados quando descobrimos que poderíamos ter esforçado mais para achar aquela resposta, que não era tão difícil assim, mas esse problema se resolveu, nada ficou pendente.

A grande diferença entre essa situação da desistência na vida, é que não existem respostas atrás dos desafios, não existem soluções antes de se concluir qualquer coisa. Nada se resolve por si só, sem que você tenha batalhado e corrido atrás, e de fato, essa não seria uma frustração passageira, sempre será lembrada como uma fraqueza, como algo que poderia ter sido finalizado e trazido bons resultados hoje.

Contudo, todas essas frustrações podem tranquilamente ser evitadas, ou até mesmo extintas, e obviamente, isso só depende de cada um de nós e do valor que damos para as coisas. Ou seja, tudo depende da importância que você atribui para cada começo de sua vida.

Não adianta você começar algo hoje, e parar depois de um mês, que já é considerado até que um bom tempo, diga-se de passagem. Isso quer dizer apenas que você não determinou de fato a relevância que este teria em sua vida.

Não apenas a falta de relevância, digamos que são três os principais motivos da desistência:

· A falta de relevância

· A falta de foco

· A auto-sabotagem

Primeiro, é preciso ter relevância, estabelecer sua prioridade e de fato seguir em frente.

Segundo, para conseguir chegar em algum lugar, é preciso ter foco, disciplina, saber o que realmente quer e onde se pretende chegar, utilizando de tais ferramentas e subsídios.

E terceiro, porém não menos importante, seguir a risca, sem burlar, pois estará burlando a si mesmo, impedindo-o de alcançar um objetivo, estendendo o caminho, que já não é curto, e contribuindo ainda mais para a desistência, e então nada disso fará o menor sentido.

Estabelecer relevância, significa dar sentido a alguma coisa, fazer valer algo necessário, tornando-o perpétuo, que possa gerar bons frutos e gratificações por todo um futuro.

Quando não existe essa consciência da relevância, é extremamente difícil dar continuidade, é evidente, pois a ficha ainda não caiu. Aquilo continuará sendo algo passageiro, de urgência, no qual pode-se até chegar em algum lugar, tocar um dos objetivos, porém não será duradouro, nem efetivo, apenas passageiro, encarado muitas vezes, como perda de tempo.

Muitos irão culpar a falta de tempo, a perda de interesse, a dificuldade de levar a diante, a mudança de planos ou o simples fato de desistirem, mas nada mais é que falta de foco, de relevância.

Por que ao invés de fazer uma aula de música, ou pintura, ou qual seja, você não está desenvolvendo suas habilidades que irão definir sua profissão no futuro, ou ao invés de “estar fazendo uma dieta para emagrecer”, você não está em busca da plena saúde, ou ao contrario de “estou tendo uns rolos com uma pessoa”, você não está conhecendo melhor o pai ou mãe de seus filhos...

Isso é dar sentido ao começo, é colocar uma prioridade em sua vida, isso significa começar, correr atrás e concluir, alcançar os objetivos, desfrutar dos benefícios adquiridos.

“Quando começar algo, pense na relevância, ache sentido para as coisas que começar”

Apenas dessa forma, conseguirá chegar em algum lugar, sem o mínimo pesar, somente o desfrute dos benefícios que sua persistência lhe proporcionará.

Desse modo todos são convidados a refletir um pouco sobre a própria vida e criticar alguns pontos à serem revistos. Faça a si mesmo as seguintes perguntas:

· O que é hoje prioridade em minha vida?

· O que eu estou fazendo para alcançar esse e esse objetivos?

· Quais são os obstáculos que estão me impedindo de chegar onde quero, e o que posso fazer para contorná-lo?

E as mais importantes:

· Quais começos precisam ser terminados (ou continuados)?

· Quais começos precisam ser eliminados?

A partir dessas reflexões é possível fazer um recomeço em nossas vidas e nos organizarmos, visando sempre o alcance de metas, evitando consequentemente frustrações desnecessárias, e eliminando de vez a palavra “desistir” de nosso vocabulário. Efetivamente seremos pessoas mais realizadas e felizes, e passaremos isso à diante, contagiando as pessoas que nos cercam, e ou até mesmo gerações futuras. Tudo é questão de dar sentido, um propósito maior, às escolhas que fazemos hoje.

Joker s2

Fonte:

· Triad Productivity Solutions

(http://www.triadedotempo.com.br/conteudo.asp?cd=214#ixzz1KD8V6iWk)

Nenhum comentário:

Postar um comentário